Ouça a Rádio

Redentoristas brasileiros vão formar nova comunidade em Portugal

Você está em - Home - Notícias - Redentoristas brasileiros vão formar nova comunidade em Portugal

A Missão ganha corpo 

Em 2015, a partir da visita, primeiro do Superior Provincial de São Paulo e depois de todos os (Vice) Provinciais da URB, União dos Redentoristas do Brasil a Portugal consolidou-se o compromisso de constituir uma Fundação Redentorista Brasileira em Lisboa, Portugal.

Passos foram dados e nos dias 15 e 16 de dezembro de 2015 uma reunião foi realizada em São Paulo, definindo a aceitação da Missão, com a indicação dos nomes para compor a primeira comunidade. A área da Missão Brasileira em terras lusitanas se dará, a partir de abril de 2016, na Paróquia Santíssimo Redentor de Damaia e na Capela Nossa Senhora da Anunciação no bairro conhecido como Buraca. 

Paroquia da Damaia

Paróquia Damaia

A Damaia é uma freguesia portuguesa pertencente à região denominada Amadora, com 1,41 km². A Paróquia dedicada ao Santíssimo Redentor foi fundada em 1964. Ela se formou para atender pastoralmente as regiões da Damaia, Venda Nova, Buraca e Reboleira, progressivamente tornadas paróquias independentes. Esta área possui mais ou menos 20.000 habitantes, sendo uma área que no passado foi um grande bairro dormitório. A consequência disso, é a população do local bastante envelhecida. Os filhos saíram para buscar oportunidades e os pais permaneceram lá. Atualmente, há alguns conjuntos habitacionais que renovam a região. A paróquia possui 52 anos, destes, 42, foram sob a égide de um confrade redentorista.

Como atividade a Paróquia possui 2 missas semanais, 1 missa aos sábados e 3 missas dominicais. Possui 11 salas de catequese, somando cerca de 500 catequizandos do que eles chamam de “1º ao 10º catecismo”. Há um Grupo dos Escoteiros e de Vicentinos. Além das salas de catequese, a paróquia possui duas capelas funerárias (velórios), salão para festas, uma cantina e um barzinho. Disponibiliza algumas salas para o grupo da terceira idade. Os homens jogam cartas e as mulheres fazem tricô, etc.

Contígua à paróquia está o convento redentorista. Atualmente, moram dois confrades e o mais jovem é um polonês. Ao que parece, o serviço é apenas de uma pastoral de manutenção. Há uma mentalidade de que o povo deve vir à Paróquia. Até mesmo o serviço de limpeza é realizado por uma empresa.

Em síntese, como estrutura física a Paróquia oferece diversos espaços. Necessitaria alguns ajustes como melhorar e organizar o espaço da secretaria e dos atendimentos. No mais, há muito espaço para encontros, catequese, etc. 

Paróquia Nossa Senhora da Buraca

igreja_de_buraca_lisboa_001A Buraca é uma freguesia portuguesa pertencente a Amadora, com 1,66 km² de área, que envolve conjuntos habitacionais e favela situada no Alto na Região da Cova do Moura. Estas favelas são melhor estruturadas que no Brasil, na verdade, são cortiços e ali vivem muitos migrantes cabo-verdeanos. A estimativa é de que a população seja de 16.000 pessoas. É uma área que possui duas grandes escolas e muitos jovens. Em meio à favela, há um salão pequeno para as formações, situado na Cova do Moura e uma capela, Nossa Senhora da Anunciação. Há também um Centro Social redentorista, dedicado a São Geraldo. Dentro dessa área, no Zambujal, os Missionários da Consolata dão atendimento espiritual e social.

A paróquia como tal possui o seu movimento pastoral. De segunda à sexta-feira uma missa; sábado uma missa e domingo duas missas; confissões de terça a sexta, às 18h e adoração ao Santíssimo às quintas-feiras às 17h. Além disso, há outros serviços como a catequese e encontros pastorais.

Trata-se de uma área bastante carente, com altos índices de violência e de desemprego, uma vez que grande parte dos habitantes do bairro são migrantes. Para quem conhece os cortiços napolitanos, assemelha-se àquela realidade. Há um confrade, o Pe. Neves, que atua no bairro e é psicólogo, é muito querido e popular no meio das pessoas. Ele conhece todo mundo. 

Considerações gerais

Toda esta a região, chamada pelos portugueses de zona (Amadora) era atendida por seis (06) confrades: três da região da Damaia que moram na comunidade Santíssimo Redentor: Pe. Eugênio (polonês), Neves e Fraga e os que habitam na Comunidade Santo Afonso (Casa Provincial). António Marinho, Gomes e Benjamin. Os trabalhos se restringem mais à parte sacramental e a formação catequética e dos leigos.

Foto de: reprodução.

Bairro de Buraca - Lisboa

Bairro da Buraca:
Trata-se de uma área bastante carente,
com altos índices de violência e de desemprego,
uma vez que grande parte dos habitantes
do bairro são migrantes. 

A Província, como é geral na Europa, vive uma situação de envelhecimento. O número de confrades é reduzido e a média etária dos 35 confrades é bem alto. Há apenas um estudante no curso superior. O Serviço de Animação Vocacional é precário e não há investimento, devido ao fato de considerarem a disparidade e o conflito geracional. Alguns dizem que como anciãos não tem condições físicas e psicológicas para acompanhar os jovens. Além disso, o quadro populacional português é bastante envelhecido e a população jovem é bem reduzida.

Uma das coisas que prejudicou o desenvolvimento da Congregação e o atendimento pastoral do povo é o longo tempo dos párocos. Alguns chegam a 40 anos no mesmo local. Isso criou uma situação aparentemente confortável, de modo que agora se paga o ônus dessa realidade.

Ao longo dos anos foi acontecendo um grande desgaste na vida comunitária dos confrades, grandes obras que foram assumidas pela Província estão fadadas a serem entregues a leigos ou órgãos governamentais que queiram gerenciá-las.

Agora chegarão os missionários brasileiros para darem um novo ânimo e novo impulso à Missão Redentorista em terras portuguesas. 

Mais informações: www.cssr.pt

NEWSLETTER

INFORME SEU E-MAIL PARA RECEBER AS NOVIDADES DO NOSSO SITE

HORÁRIOS

Seg, Qui, Sex E Sab

Missas às 19h00.

Terça-Feira

Missas às 05h30, 06h30 e 17h30.
Novenas de 06h00 às 21h00.

Domingo

Missas às
07h00, 08h30, 17h30 e 19h00.

Tv Nazaré

Ao Vivo às 15h00.

Tv Marajoara

Gravado às 19h00.

Rádio Web "O Redentor"

Novenas ao Vivo das 06h00 às 21h00.
Missa de Domingo às 07h00.

Rádio Nazaré

Novena ao Vivo às 18h00.

Outras Emissoras

Novenas:
Transmissão às 12h00, 18h00
e às 19h00.