Ouça a Rádio

Papa Francisco explica como o cristão deve viver o Tríduo Pascal

Você está em - Home - Notícias - Papa Francisco explica como o cristão deve viver o Tríduo Pascal

“O Tríduo Pascal é o memorial de um drama de amor que nos dá a certeza de que nunca seremos abandonados nas provações da vida”, disse Francisco na catequese desta quarta-feira (23), no Vaticano. 

catequese_papa_23_03_2016

A reflexão do Santo Padre foi centrada na vivência do Tríduo Pascal que leva toda a Igreja a reviver o memorial da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. 

“O Mistério que veneramos nesta Semana Santa é uma grande história de amor que não conhece obstáculos”, acrescentou Francisco. 

No Tríduo Pascal, a Igreja Católica em todo o mundo, irá celebrar os dias mais importantes do seu calendário litúrgico. Francisco explicou cada dia e o que ele deixa de ensinamento e reflexão para todos os cristãos. 

Na Quinta-feira Santa o Papa falou sobre a Eucaristia, mistério da presença sublime de Cristo. “Na Quinta-feira Santa, com a instituição da Eucaristia e o lava-pés, Jesus ensina-nos que a Eucaristia é o amor que se faz serviço”, explicou o Papa.

Ao se tornar alimento, Cristo deseja que todos estejam unidos a Ele e que sigam o seu exemplo.  

“No doar-se a nós como alimento, Jesus atesta que devemos aprender a dividir com os outros este nutrimento para que se transforme em uma verdadeira comunhão de vida com os mais necessitados. Ele doa-se a nós e nos pede que permaneçamos n’Ele para fazer o mesmo”, destacou Francisco.

O Papa descreveu a Sexta-feira Santa como o momento culminante do amor que abraça a todos sem excluir ninguém. “A morte de Jesus, que na cruz se abandona ao Pai para oferecer salvação ao mundo inteiro, exprime o amor doado até o fim, sem fim”.

“Se Deus nos demonstrou seu amor supremo na morte de Jesus, então também nós, regenerados pelo Espírito Santo, podemos e devemos amar uns aos outros”, disse o Pontífice recordando novamente o ensinamento de Jesus a todos os cristãos. 

Do Sábado Santo, Francisco frisou a vivência do silêncio. “Deve ser um dia de silêncio. Devemos fazer de tudo para que para nós seja um dia de silêncio como foi naquele tempo, o dia do silêncio de Deus”, reforçou o Papa.

Como exemplo, ele citou Maria que confiou em Deus e aguardou a boa notícia. “No Sábado Santo, nos fará bem pensar no silêncio de Nossa Senhora, a crente que, em silêncio, esperava pela Ressurreição. Nossa Senhora deverá ser o ícone daquele Sábado Santo. Pensar tanto em como Nossa Senhora viveu aquele Sábado Santo, esperando...”.

Veja a catequese na íntegra: 

 

NEWSLETTER

INFORME SEU E-MAIL PARA RECEBER AS NOVIDADES DO NOSSO SITE

HORÁRIOS

Seg, Qui, Sex E Sab

Missas às 19h00.

Terça-Feira

Missas às 05h30, 06h30 e 17h30.
Novenas de 06h00 às 21h00.

Domingo

Missas às
07h00, 08h30, 17h30 e 19h00.

Tv Nazaré

Ao Vivo às 15h00.

Tv Marajoara

Gravado às 19h00.

Rádio Web "O Redentor"

Novenas ao Vivo das 06h00 às 21h00.
Missa de Domingo às 07h00.

Rádio Nazaré

Novena ao Vivo às 18h00.

Outras Emissoras

Novenas:
Transmissão às 12h00, 18h00
e às 19h00.