Ouça a Rádio

Cinco dicas para viver a virtude da fidelidade

Você está em - Home - Notícias - Cinco dicas para viver a virtude da fidelidade

Ser fiel, não trair, viver a virtude da fidelidade é tarefa para os fortes.

Seguindo a reflexão do padre Evaldo César Souza, na coluna da Revista de Aparecida, daremos aqui algumas dicas de como viver sendo fiel às pessoas e ao bem.

Ser fiel em qualquer relacionamento, amizade, namoro, casamento, familiar é compromisso sério e por isso fortalece as pessoas.

Seguem, então, dicas de como colocar em prática esta virtude da fidelidade de maneira a contribuir para o bem:

1 – Amar, amar, amar.....

O primeiro mandamento de Lei de Deus já nos ensina que amar a Deus e às pessoas é caminho para todas as coisas. Se há amor não tem como ser infiel. Então se bater aquela tentação de trair lembre-se do amor que sente pela pessoa, ela mereceria tal traição? Você gostaria de ser traído por ela?

Namoro casamento jovens família noivos Foto: Banco de Imagens Pixabay

Na primeira carta de São João quando fala do amor entre os irmãos ele cita que o amor seja vivido com atitude e ser fiel é uma atitude amor.

Filhinhos, não amemos só com palavras, mas por atos e de verdade. Nisto saberemos que somos da verdade e tranquilizaremos nosso coração diante de Deus” (I Jo 3: 18-19)

2 - Confiar

Os relacionamentos verdadeiros e fiéis tem sempre a troca de confiança, quem confia dá liberdade e respeito ao outro e essa é uma forte contribuição para garantir fidelidade.

confianca_1

Quando um relacionamento não tem mais confiança abre brecha para a infidelidade, e a confiança é conquista e provada em pequenas atitudes, em conversas sinceras, em comportamentos reais e expressões verdadeiras.

Quem é fiel nas coisas pequenas é fiel também nas grandes. Quem é desonesto nas coisas pequenas, é desonesto também nas grandes” (Lucas 10, 16).

3 – Preservar a intimidade

Os fortes relacionamentos são íntimos, como os pais com os filhos, os melhores amigos, os casais de namorados, noivos, casados e essa intimidade deve ser mantida entre as partes para que não haja exposição desnecessária, sentimentos de traição. Também nessa intimidade que os assuntos mais difíceis devem ser tratados, como as pequenas divergências de opinião, as atitudes que magoaram, pois nesse momento íntimo é que as palavras sinceras devem ser trocadas e as ‘arestas’ de um relacionamento aparadas para seguir a vida fiel um ao outro.

4 - Não aprisione

fé, fidelidade, migração,

O relacionamento fiel é libertador, se ama não prende, se confia não prende, se tem intimidade não prende. Cobrar demais é aprisionar, quem se sente preso quer se libertar e essa vontade liberdade pode impulsionar a infidelidade. Não aprisione e não se deixe aprisionar. No diálogo, de amor, confiança e intimidade é possível aparar essas ‘arestas’ que aprisionam num relacionamento.

5 - Orar e vigiar

O comportamento Cristão é guiado pela oração, rezando é possível enxergar que ser fiel às pessoas e ao bem é ganho. Estar atendo ao mal que pode levar a infidelidade dos princípios Cristãos é uma tarefa diária. Avalie, pergunte, vigie seus pensamentos e coloque-se em oração quando se sentir fraco.

“Vigiai e rezai para não cairdes na tentação, porque o espírito está disposto, mas a natureza é fraca” (Mt 26: 41).

jovem_rezando_2

- Se você recebe a Revista de Aparecida em casa, confira nas páginas 24 e 25 o artigo do Pe. Evaldo que explica o que é a virtude da Fidelidade.

NEWSLETTER

INFORME SEU E-MAIL PARA RECEBER AS NOVIDADES DO NOSSO SITE

HORÁRIOS

Seg, Qui, Sex E Sab

Missas às 19h00.

Terça-Feira

Missas às 05h30, 06h30 e 17h30.
Novenas de 06h00 às 21h00.

Domingo

Missas às
07h00, 08h30, 17h30 e 19h00.

Tv Nazaré

Ao Vivo às 15h00.

Tv Marajoara

Gravado às 19h00.

Rádio Web "O Redentor"

Novenas ao Vivo das 06h00 às 21h00.
Missa de Domingo às 07h00.

Rádio Nazaré

Novena ao Vivo às 18h00.

Outras Emissoras

Novenas:
Transmissão às 12h00, 18h00
e às 19h00.