Ouça a Rádio

Santarém recebe Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Você está em - Home - Notícias - Santarém recebe Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Ícone peregrino visita santuários do estado do Pará e Amapá (Foto: Aritana Aguiar/Pascom Diocese de Santarém )Ícone peregrino visita santuários nos estados do Pará e Amapá (Foto: Aritana Aguiar/Pascom Diocese de Santarém )

Em peregrinação pelo estado do Pará, o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro visitou a cidade de Santarém, no oeste do Pará, na noite desta sexta-feira (17). Essa programação faz parte das comemorações dos 150 anos da devoção no mundo propagada pela Congregação do Santíssimo Redentor (Redentoristas). A visita teve o apoio da Diocese de Santarém e dos padres Jesuítas.

De acordo com o responsável pela peregrinação no estado, padre Ezequiel Bridi, por ter uma igreja que celebra o nome da santa, a Santarém foi escolhida para receber o ícone. “Os lugares que recebem este símbolo são especiais. Santarém tem um santuário e muitas pessoas são devotas de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro,é por este motivo que estamos aqui”. Além do Pará, o ícone peregrino deve ir para o estado do Amapá, visitando algumas igrejas.

Caminhada, missa e novena marcaram a visita do ícone (Foto: Aritana Aguiar/Pascom Diocese de Santarém)Caminhada, missa e novena marcaram a visita do
ícone (Foto: Aritana Aguiar/Pascom Diocese de
Santarém)

Momento de devoção
Uma caminhada que saiu da Igreja do Menino Jesus no bairro Mapiri com destino a igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro da Liberdade, marcou o momento de fé para os devotos da Santa. Outro momento de grande devoção foi a missa realizada após a chegada do ícone e a novena. “Esta novena segue o modelo adotado no santuário de Belém: primeiro vai ser celebrada a missa, depois vamos fazer a novena. Esse modelo conserva os traços, as origens da devoção e das celebração ao ícone original”, ressaltou o padre.

O ícone
O ícone chegou na madrugada de sexta-feira (17) e seguiu para a igreja do Menino Jesus, onde aconteceram momentos de louvor, conversas, músicas e animações. Bridi contou que o símbolo não ficará muito tempo na cidade. “Como temos outras comunidades, igrejas e espaços para realizar a peregrinação, levaremos o ícone a noite para Belém e seguiremos de lá para outros santuários”.

  •  
Caminhada saiu da Igreja do menino Jesus com destino ao santuário de Nossa Senhora do perpétuo Socorro, em Santarém (Foto: Aritana Aguiar/Pascom Diocese de Santarém)Caminhada saiu da Igreja do menino Jesus com
destino ao santuário de Nossa Senhora do
Perpétuo Socorro de Santarém (Foto: Aritana
Aguiar/PascomDiocese de Santarém)

Este símbolo peregrino é uma réplica do original que fica na Igreja de Santo Afonso em Roma, na Itália, sendo do século XVI e sua origem é desconhecida. Em 1499 foi encontrado após a morte de seu dono e levado para a Igreja de São Mateus, com as tempestades e guerras locais ele foi esquecido numa capela. Mas, em 1866 os Redentoristas receberam a missão de cuidar e torná-lo conhecido.

Redentoristas
Os Missionários Redentoristas estão presentes em 80 países e receberam a determinação de propagar a devoção pelo Papa Pio IX. A equipe que visitará o município pertence à Província de Porto Alegre tendo presença em Belém (PA) desde a década de 60, com atividades no Santuário Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, onde realizam semanalmente 16 novenas que reúnem cerca de 35 mil pessoas. São religiosos que atuam no Pará, Amapá, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

 

Fonte : Do G1 Santarém

NEWSLETTER

INFORME SEU E-MAIL PARA RECEBER AS NOVIDADES DO NOSSO SITE

HORÁRIOS

Seg, Qui, Sex E Sab

Missas às 19h00.

Terça-Feira

Missas às 05h30, 06h30 e 17h30.
Novenas de 06h00 às 21h00.

Domingo

Missas às
07h00, 08h30, 17h30 e 19h00.

Tv Nazaré

Ao Vivo às 15h00.

Tv Marajoara

Gravado às 19h00.

Rádio Web "O Redentor"

Novenas ao Vivo das 06h00 às 21h00.
Missa de Domingo às 07h00.

Rádio Nazaré

Novena ao Vivo às 18h00.

Outras Emissoras

Novenas:
Transmissão às 12h00, 18h00
e às 19h00.