Ouça a Rádio

Comitiva de Aparecida visita ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Roma

Você está em - Home - Notícias - Comitiva de Aparecida visita ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Roma

A comitiva do Santuário Nacional e da Arquidiocese de Aparecida que está em Roma visitou nesta sexta-feira (2) a Igreja de Santo Afonso Maria de Ligório no Esquilino.

Igreja de Santo Afonso Maria de Ligório no Esquilino - Matheus Marcon

Os religiosos e leigos do grupo estiveram no local para realizar suas orações junto ao ícone original de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A representação da mãe de Cristo em estilo bizantino está entronizada nesta igreja desde 1865.

A peregrinação à capital italiana foi motivada pela inauguração de um monumento em homenagem a Nossa Senhora Aparecida nos jardins do Vaticano, que acontece na manhã deste sábado. Já a visita ao ícone foi incluída no roteiro da viagem pelo fato do título do Perpétuo Socorro atribuído a Nossa Senhora ser a devoção mariana dos Missionários Redentoristas, a Congregação dos religiosos que administra o Santuário Nacional.

“O ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é uma das manifestações mais significativas pra Igreja”, afirma o Bispo Emérito de Coari, Dom Joerson Gonçalves, que também participa da peregrinação.

"Ver a igreja sempre repleta de fiéis para visitar o Ícone do Perpétuo Socorro significa que temos cumprido a missão que nos foi dada pelo Papa Pio IX, a de tornar sua devoção mais conhecida", enfatizou o Bispo.

 

O ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é uma das manifestações mais significativas pra Igreja.

A pintura original do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é atribuída a São Lucas e sua história conta que chegou a Roma em 1499, quando ficou na antiga igreja de São Mateus Apóstolo. Foi sob a ruína desta igreja outra foi construída, em honra ao Santíssimo Redentor e dedicada a Santo Afonso Maria de Ligório.

Além de visitar seu interior, todo decorado em mármore e com obras do pintor bávaro e padre redentorista Max Schmalzl (1850–1930), cerca de 150 pessoas participaram da Missa das 18h30, no horário local, que foi presidida pelo Arcebispo de Diamantina, Dom Darci José Nicioli, e concelebrada por mais 10 sacerdotes, na capela anexa da paróquia.

O templo teve sua construção finalizada em 1859 e foi projetado pelo arquiteto escocês George Wigley. No centro de sua fachada há um mosaico de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro com a predominância do dourado e, mais acima, uma rosácea.

 Desde seu exterior, é perceptível a grande movimentação de fiéis que, mesmo antes de adentrar o local, já prestam sua reverência ao mosaico. Ao fundo da igreja está localizado o ícone que atrai milhares de devotos do Perpétuo Socorro ao local.

Ele fica sob uma representação do Cristo Redentor entronado entre a Virgem Maria e São José. A movimentação de visitantes pelos corredores é intensa e só cessa nos horários das celebrações.

A igreja de Santo Afonso Maria de Ligório está localizada na Via Merulana, uma importante rua romana que liga duas grandes basílicas papais, Santa Maria Maior e São João de Latrão.

NEWSLETTER

INFORME SEU E-MAIL PARA RECEBER AS NOVIDADES DO NOSSO SITE

HORÁRIOS

Seg, Qui, Sex E Sab

Missas às 19h00.

Terça-Feira

Missas às 05h30, 06h30 e 17h30.
Novenas de 06h00 às 21h00.

Domingo

Missas às
07h00, 08h30, 17h30 e 19h00.

Tv Nazaré

Ao Vivo às 15h00.

Tv Marajoara

Gravado às 19h00.

Rádio Web "O Redentor"

Novenas ao Vivo das 06h00 às 21h00.
Missa de Domingo às 07h00.

Rádio Nazaré

Novena ao Vivo às 18h00.

Outras Emissoras

Novenas:
Transmissão às 12h00, 18h00
e às 19h00.