Ouça a Rádio

Santo Afonso: um homem para além de nosso tempo

Você está em - Home - Notícias - Santo Afonso: um homem para além de nosso tempo

Santo Afonso: um homem para além de nosso tempo

Reprodução.
Reprodução.

Santo Afonso Maria de Ligório (1696 – 1787) tem gravada sua marca pessoal e carismática nos últimos 300 anos da história da Igreja. Sua contribuição teológica, pastoral, espiritual segue produzindo frutos em todas as dimensões da vida cristã e eclesial de nossos dias.

Nesta data, 1º de Agosto, em que a Igreja celebra sua passagem deste mundo para o reino dos bem aventurados, convém fazer uma breve memória de Santo Afonso Fundador da C.Ss.R., Doutor da Igreja, Padroeiro dos Moralistas e Confessores e apaixonado devoto de Nossa Senhora.

Aos 16 anos, Afonso, de família nobre de Nápoles, Itália, já era advogado e iniciava o sucesso profissional nos tribunais. Porém, decepcionado, abandonou a profissão, despediu-se da família e foi para o seminário, tornando-se padre diocesano. Seu apostolado tinha um foco bem definido: anunciar Jesus Cristo aos mais abandonados, especialmente aos pobres. Com este propósito, fundou a Congregação do Santíssimo Redentor (CSSR), formada por padres e irmãos que se dedicam, desde aquele tempo até hoje, a anunciar o evangelho aos mais abandonados, especialmente aos pobres.

A Congregação Redentorista representa um dos mais importantes legados de Santo Afonso à Igreja e hoje conta com cerca de 5.000 membros enviados em missão por mais de 80 países.

LEIA MAISSanto Afonso e a opção pelos pobresA Cantata da Paixão de Santo Afonso de Ligório10 curiosidades sobre a vida de Santo Afonso de LigórioNos intervalos de missões e retiros, Santo Afonso se dedicava incansavelmente ao estudo e à escrita. Escreveu mais de 110 obras, buscando popularizar os ensinamentos da Igreja e da Bíblia. Mas o seu grande trabalho intelectual foi na área da Teologia Moral. Escreveu um grande tratado de Moral, para ajudar os padres e professores na orientação dos fiéis. Defendeu, com profunda argumentação, o primado da consciência: esta deve ser respeitada e bem formada, porque, em última análise, cada pessoa responde perante Deus a partir de sua consciência. Sua Teologia moral não é nem laxista (cada um faz o que quer), nem rigorista (baseada na dureza da lei), mas a moral da benignidade: Deus é um Pai bom e misericordioso no julgamento.

A profundidade de sua Teologia Moral deu a Santo Afonso o insigne título de Doutor da Igreja e de Padroeiro dos Moralistas e Confessores. Ainda hoje os missionários redentoristas, como genuínos filhos de Santo Afonso, continuam estudando e ensinando Teologia Moral, um ensino desafiador, porque se debruça sobre os problemas e as angústias do homem moderno, buscando as melhores respostas a partir da fé, do evangelho e das sãs tradições cristãs.

:: A benignidade na Teologia Moral de Santo Afonso

Santo Afonso distingue-se, ainda, pela profundidade espiritual e ascética. Foi homem de constante oração, de muitas penitências e de profundo amor a Jesus Cristo. Entre suas obras de espiritualidade destaca-se a “A Prática do Amor a Jesus Cristo” e a oração como “O grande Meio de Salvação”. Maria, a Mãe de Misericórdia, modelo de vida do cristão e dispensadora de todas as graças foi a companheira inseparável de Afonso, objeto de suas mais emocionadas orações e tema de um de seus livros mais lidos: “Glórias de Maria”. Por suas obras e seu testemunho, Santo Afonso continua inspirando o povo de Deus ainda nos tempos atuais.

Padre Edézio Borges, C.Ss.R. 
Missionário Redentorista

NEWSLETTER

INFORME SEU E-MAIL PARA RECEBER AS NOVIDADES DO NOSSO SITE

HORÁRIOS

Seg, Qui, Sex E Sab

Missas às 19h00.

Terça-Feira

Missas às 05h30, 06h30 e 17h30.
Novenas de 06h00 às 21h00.

Domingo

Missas às
07h00, 08h30, 17h30 e 19h00.

Tv Nazaré

Ao Vivo às 15h00.

Tv Marajoara

Gravado às 19h00.

Rádio Web "O Redentor"

Novenas ao Vivo das 06h00 às 21h00.
Missa de Domingo às 07h00.

Rádio Nazaré

Novena ao Vivo às 18h00.

Outras Emissoras

Novenas:
Transmissão às 12h00, 18h00
e às 19h00.