Ouça a Rádio

História

Você está em - Home - Paróquia - História

A Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro está localizada ao norte da cidade de Belém (Pa), inserida no bairro do Telégrafo. É uma das mais extensas e populosas pertencentes à Arquidiocese de Belém, sendo dirigida no aspecto religioso pelos padres da Congregação Redentorista da Província do Rio Grande do Sul.. 

Esta entidade é juridicamente representada pela Sociedade de Obras Sociais da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. É uma sociedade civil de direito privado e objetiva provocar, por evangelização uma interiorização do cristianismo, apta a motivar sua vivência e conscientizar a que todos se tornem agentes de sua própria promoção humana e eclesiástica. 

A Congregação do Santíssimo Redentor - Missionários Redentoristas - surgiu na Itália, fundada por Santo Afonso de Ligório que ao lado de São Clemente, propagou uma filosofia cuja fundamentação baseava-se no trabalho com os mais pobres e abandonados. Porém, foram os alemães que trouxeram para o Brasil da Congregação do Santíssimo Redentor, criado em São Paulo uma Vice-Província que estava voltada para os problemas das pessoas mais necessitadas. Em 30 de julho de 1947, os padres John Mc Cormick e Normando Muckermann da Casa Redentorista de Manaus chegaram a esta cidade com a finalidade de fundar mais uma casa redentorista na Amazônia. Esta Ordem existe em todo Brasil, sendo que em Belém, ela foi fundada pelo Revdo. Padre Normando, que ao aqui chegar com mais dois padres norte-americanos ficaram alojados na Igreja de Santo Amaro, na Base Naval de Val-de-Cans. Pouco tempo depois, este sacerdote sofreu um problema ocular, vindo a perder a visão. Impossibilitado de continuar à frente da Paróquia regressou aos Estados Unidos.

Esses três padres norte-americanos que chegaram após a segunda guerra mundial, escolheram para sua atuação o bairro do Telégrafo, área considerada por eles bastante abandonada e apresentando uma problemática social característica dos bairros periféricos. Esta igreja encontra-se, até então vinculada à Paróquia de São Raimundo Nonato, desmembrando-se posteriormente, dando origem à Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Rodovia SNAPP, instalada oficialmente a 02 de agosto de 1947, com matriz provisória na capela de Santo Amaro. As solenidades de instalação da nova Paróquia começaram às 08:00 horas, onde o arcebispo de Belém, à época, D. Mário de Miranda Villas Boas, assinado o decreto de Ereção Canônica da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro tendo o Padre Normando assumido de imediato o cargo de primeiro vigário da paróquia, sendo ovacionado pela população de paroquianos. 

Em 18 de novembro de 1948, em Belém começaram os trabalhos da construção na provisória igreja onde o padre Normando ficou responsável por essa construção. Desde 1947, a Santa Missa foi celebrada na capela de Santo Amaro e também no Educandário Eunice Weaver, diariamente. A cada domingo era celebrada na casa-escola da Professora Maria do Rosário. 

Em abril de 1950 foi completada a construção da Casa dos Padres, que paralelamente seguia à construção da igreja provisória, os quais saíram da velha casa em Val-de-Cans e fixou residência na Rodovia Snapp. Padre Normando permaneceu até julho de 1953. Padre Agostinho Liebot foi nomeado Superior e vigário da paróquia em 29 de junho de 1953. Pe. Guilherme Mc Kee e Pe. Daniel chegaram nessa data. 

No ano de 1960, com o início da construção da igreja nova - maior - o número de novenas alcançou a quatorze, ainda convergindo mais pessoas para o santuário, permanecendo, ainda superlotada. A 18 de junho de 1961, foi celebrada a primeira Missa na igreja nova.

Em 1967, chega de Roma o novo quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Ao chegar do navio, que o conduzia, foi levado em procissão ata a Praça Brasil, onde uma enorme concentração de pessoas já o esperava. Uma Santa Missa foi celebrada e em seguida o quadro foi levado à Igreja, onde permanece, até hoje acima do altar-mor. 

Ao chegarem em fins de fevereiro de 1984, os padres redentoristas da Província de Porto Alegre, assumiram a Paróquia.

Atualmente, a Congregação dos Padres Redentoristas, representado pelo Pároco Pe. Radamés Centenaro, vem cumprindo a missão redentorista, implantada desde a chegada dos padres anteriores, desde 1984: Pe. Altamiro Rossato, Pe. LeontinoRockembach, Pe. Danilo Bulegon, Pe. Lírio Pezzini e tantos outros que cooperaram e cooperam para a prática das missões e vocações sacerdotais. 


A missão evangelizadora está voltada para as vinte comunidades implantadas, as quais foram descentralizadas da Matriz, vivenciando suas celebrações, bem como articulando suas ações comunitárias.

 

 

 

NEWSLETTER

INFORME SEU E-MAIL PARA RECEBER AS NOVIDADES DO NOSSO SITE

HORÁRIOS

Seg, Qui, Sex E Sab

Missas às 19h00.

Terça-Feira

Missas às 05h30, 06h30 e 17h30.
Novenas de 06h00 às 21h00.

Domingo

Missas às
07h00, 08h30, 17h30 e 19h00.

Tv Nazaré

Ao Vivo às 15h00.

Tv Marajoara

Gravado às 19h00.

Rádio Web "O Redentor"

Novenas ao Vivo das 06h00 às 21h00.
Missa de Domingo às 07h00.

Rádio Nazaré

Novena ao Vivo às 18h00.

Outras Emissoras

Novenas:
Transmissão às 12h00, 18h00
e às 19h00.